domingo, 17 de janeiro de 2010

Concurso de promoção do vinho (IVV)



Aqui está algo que os lavradores do Douro precisavam...
Está aberto novo concurso para apresentação de candidaturas ao APOIO À PROMOÇÃO DE VINHO EM MERCADOS DE PAÍSES TERCEIROS.
São abrangidos por este apoio os vinhos produzidos em território nacional, desde que se destinem ao consumo humano directo e estejam integrados numa das tipologias: Vinho com Denominação de Origem, Vinho com Indicação Geográfica ou Vinho com Indicação de Casta. Os projectos devem ser apresentados no IVV, IP até dia 10 de Fevereiro de 2010.
Os lavradores do Douro devem aproveitar este concurso, de forma a promover os seus vinhos, os vinhos do Douro.
Todos sabemos que os nossos vinhos são de qualidade, temos boa matéria-prima, excelentes conhecimentos técnicos, boas estruturas de produção. O que falta, na verdade, é o escoamento do produto.
Este programa, do Instituto do Vinho e da Vinha, tem como finalidade promover os melhores projectos da área dos vinhos, pelo Mundo.
Ao promover os nossos vinhos estamos a abrir mercados. E, só assim, conseguimos exportar as nossas produções, as nossas colheitas, os nossos vinhos...
Se queremos ter rentabilidade e sermos auto-suficientes, devemos apostar na produção e promoção deste fabuloso produto: o Vinho do Douro.
O Vinho do Porto, por exemplo, gerou vendas de 310 milhões de euros em 2009, um volume de negócios 6,2% inferior ao registado no ano anterior, segundo dados do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP).

Entre Janeiro e Novembro, foram vendidos oito milhões de caixas de nove litros de vinho do Porto, menos 6,9% do que em 2008.
O mercado do vinho é forte, a crise nota-se, por isso é necessário reunir esforços para levar além fronteiras o nosso excelente vinho...

Aqui fica o link.

Não perca esta espantosa oportunidade.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Nevão em Covas do Douro, 10 de janeiro de 2010








O dia de Domingo amanheceu com frio e alguma chuva.
Após tocar o sino para a missa, ás 9 horas, a chuva começou a cair sob a forma de Neve. Sim, neve... Começou a nevar, com alguma intensidade, na aldeia de Covas do Douro.
As pessoas começaram a sair da igreja a ver os flocos de neve.
A paisagem duriense começou a mudar de cor: a cor acastanhada das vinhas transformou-se num imenso manto branco!
A alegria dos miúdos, e alguns graúdos, era enorme.
A neve caiu, novamente, no vale de Covas.
Ao frio, ao nevoeiro e às geadas a população de Covas já está habituada. Mas ver nevar em Covas é sempre uma novidade.
Mas a neve trás sempre complicações. Sair de Covas e chegar a Vila Real não foi fácil. Uma viagem longa, cautelosa mas divertida...
Um domingo de inverno diferente daqueles que estamos habituados.


Fica mais um dia para recordar... 10 de Janeiro de 2010.