terça-feira, 8 de dezembro de 2009

NATAL É AMOR, NATAL É LUZ...




Já cheira a Natal.


As ruas estão todas enfeitadas com as cores do Natal. As lojas estão decoradas com objectos natalícios. As pessoas sentem e necessitam viver esta época de paz e de amor, que é o Natal.
As famílias reúnem-se à mesa na noite de consoada, matam-se saudades da terra e dos amigos que por lá ficaram.
Oferecem-se e trocam-se prendas.
Todas as pessoas contribuem, dentro das suas possibilidades, nas diversas campanhas de recolha de artigos, organizadas pelas Associações de Solidariedade.
Natal é AMOR, Natal é LUZ...
Mas os tempos que correm a Luz parece estar apagada. A crise que se faz sentir nos bolsos dos portugueses é enorme. O comércio local atravessa uma grave crise de vendas, os centros comerciais estão cheios ao fim-de-semana, e as lojas Chinesas estão repletas de pessoas que procuram efectuar compras a preços reduzidos.
Foi assim no dia de ontem Domingo! A tarde estava fria e com alguma chuva, mesmo assim decidi percorrer a Rua Direita de Vila Real. Observei que o comércio tradicional estavam de portas abertas mas sem compradores. Em contrapartida, o Centro Comercial estava lotado, assim como a nova loja chinesa que abriu à dias...
Esta Luz de Natal está doente, os portugueses voltam a viver tempos dificeis em termos economico-financeiros.
Resta-nos ter AMOR. Comemorar esta época natalícia com alegria, paz e Amor. Amor ao próximo, amor a nós mesmo, amor à vida.
Neste Natal devemos viver um clima de AMOR. É o que nos resta nestes tempos dificeis!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

COVAS DO DOURO na FAG 2009 - Vila Real


Na noite de 27 de Novembro fui visitar a Feira de Artesanato e Gastronomia (FAG) de Vila Real, no pavilhão do NERVIR. Para meu espanto a Junta de Freguesia de Covas do Douro decidiu participar neste evento. Era a única Junta de Freguesia presente. Foi um enorme orgulho que senti naquele momento. Não é todos os dias que vejo o nome da minha Terra neste tipo de exposições. Fiquei mesmo muito satisfeito! Corri, juntamente com os meus amigos que me acompanhavam, para junto do stand de Covas. Queria ver quem lá estava, que produtos trouxeram, que material de promoção tinham. O meu momento de orgulho depressa se tornou em desilusão! O stand tinha "meia-dúzia" de garrafas de vinhos de alguns vitivinicultores da Freguesia, umas broas de pão da da padaria e, mais nada nem ninguém!!! Era o único stand "órfão", sem ninguém a representar a freguesia.
Era o 1º dia. Talvez tivessem ido comer na hora que passei por lá ou, então, tiveram que ir embora devido ao nevoeiro e ao mau tempo...
Decidi voltar no sábado à tarde.
Esperançado que veria alguém da minha terra e que poderia pôr a conversa em dia! Nada de mais errado. Estava tudo na mesma. Até o Jornal "Noticias de Vila Real" estava na mesma cadeira, no mesmo local, na mesma posição!
Perguntei ao responsável do stand que se encontrava em em frente ao da Junta de Covas se já tinha visto alguém por ali, mas a resposta foi negativa! Provavelmente, passei nos dias errados, às horas erradas na FAG...
Acho que é importante participar neste tipo de eventos. Mas é necessário saber participar! É necessário fazer uma preparação prévia de tudo o que se vai mostrar e oferecer aos visitantes! O pagar um stand só para ter umas garrafas de vinho ou pão é muito pouco... Covas mereciam mais!