sexta-feira, 26 de junho de 2009

Resultados das Eleições Europeias 2009





Com um resultado decepcionante, o Partido Socialista, perdeu as eleições europeias para o PSD.
Contrariando todas as sondagens, o PSD obteve uma vitória com uma margem superior a 5% para o PS, elegendo assim, 8 deputados contra os 7 do PS.
O Partido Socialista sai, assim, penalizado pelas suas reformas anti-populares, mas que são importantes para a modernização do País.
Uma derrota, assumida por José Sócrates com um rosto fechado,num ambiente pesado devido a este descalabro vivido pelo seu partido. Os 181 mil votos de diferença para o vencedor da noite, o PSD de Paulo Rangel, e por conseguinte um perda total de 600 mil votos que o PS teve nestas eleições, deve levar a que toda a politica e forma de estar do Governo Socialista seja repensado, tendo como principal objectivo a vitória - dificilmente com maioria - nas próximas eleições legislativas.
O Dr Vital Moreira até pode ser um bom jurista e Professor Universitário, mas dificilmente será um bom politico de cativar pessoas e votos. Melhorou muito durante a campanha eleitoral, cometeu erros de palmatória, falando do Imposto Europeu (que não soube explicar como iria funcionar) e, mais tarde, ao tentar colar a questão da "roubalheira" do BPN ao PSD. Foram 2 momentos que marcaram pela negativa a campanha do PS.
A José Sócrates, resta-lhe convenver o eleitorado que as medidas tomadas, as reformas iniciadas e o rumo traçado para Portugal foram necessárias, e explicando os motivos pelos quais foram tomadas. Será uma tarefa muito complicada. Um caminho, extremamente, penoso. Mas é o que neste momento deve ser iniciado.
Outros casos viram "à praça pública" contra o Secretário-Geral do PS. O Freeport, e provavelmente, outros casos podem provocar danos em José Sócrates. Deve estar preparado para isso.
Para além do PSD, também, o Bloco de Esquerda sai vencedor destas eleições. Obteve um supreendente 3º lugar, passando a coligação CDU, e conseguindo um 3º deputado para Bruxelas. Pode-se afirmar que o BE triplicou o número de deputados.
O CDS, ganhou na guerra contra as sondagens. Estas, atribuiam pouco mais de 2% ao CDS, obtendo no final da noite um honroso 8,4%, o que não foi nada mau.
No Concelho de Sabrosa, o PSD também saiu vencedor, assim como em todo o Distrito de Vila Real.
Resta aos Socialistas do Concelho e do Distrito deitarem mãos ao trabalho, de forma a obter um melhor resultado nas eleições legislativas e autárquicas.
Uma vitória será dificil; mas um bom resultado, é possível...

quinta-feira, 25 de junho de 2009

A CRISE

"A crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progresso.
A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura.`
É na crise que nascem as intervenções, os descobrimentos e as grandes estratégias.
Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar "superado"..."
ALBERT EINSTEN

quarta-feira, 10 de junho de 2009

ELEIÇÕES EUROPEIAS


No domingo passado, 7 de Junho, Portugal foi a votos, ou melhor, 36,5% dos eleitores foram ás urnas exercer um direito democratico.
Não deixa de ser preocupante este número.
Também não é fácil encontrar formas de diminuir estes número que, eleições após eleições, não diminuem. A culpa é só do politicos?! Será que os cidadãos tmabém só se sabem lamentar, esquecendo-se da importância de participar activamente no democracia!
Devemos, todos, reflectir sobre este problema.
Ouvimos, todos os dias, pessoas a fazerem queixa dos politicos, das politicas, da democracia... Todo está mal... Mas depois, quando são chamados a participar na evolução da democracia, a grande maioria vira as costas, com um argumento sínico: " isto é para os politicos resolverem, não é nada comigo". Chama-se a isto "sacudir a água do capote!" ou falta de inteligência, é sempre mais fácil dizer mal, do que envolver-se na resolução dos problemas... Nós, portugueses, somos peritos em criticar e dizer mal das nossas coisas, esquecemos, com frequência, das coisas boas que ainda existem por cá.
Outro problema, que pode levar á abstenção, são as fracas campanhas eleitorais. Esta foi um bom exemplo disso. Discutiu-se a Europa?! NÃO... Discutiu-se a crise e que a culpa é do Governo. Fosse este Governo o culpado pela crise mundial que vivemos... Enfim, é a nossa mentalidade.
Muito tinta se gasta a encontrar soluções para este "grave" problema da nossa sociedade.
Vamos, de uma vez por todas, encontrar soluções para que Portugal seja um país verdadeiramente DEMOCRÁTICO.
Eu vou contribuir para isso..
Quantos aos resultados, uma analise fica para breve...