
Com um resultado decepcionante, o Partido Socialista, perdeu as eleições europeias para o PSD.
Contrariando todas as sondagens, o PSD obteve uma vitória com uma margem superior a 5% para o PS, elegendo assim, 8 deputados contra os 7 do PS.
O Partido Socialista sai, assim, penalizado pelas suas reformas anti-populares, mas que são importantes para a modernização do País.
Uma derrota, assumida por José Sócrates com um rosto fechado,num ambiente pesado devido a este descalabro vivido pelo seu partido. Os 181 mil votos de diferença para o vencedor da noite, o PSD de Paulo Rangel, e por conseguinte um perda total de 600 mil votos que o PS teve nestas eleições, deve levar a que toda a politica e forma de estar do Governo Socialista seja repensado, tendo como principal objectivo a vitória - dificilmente com maioria - nas próximas eleições legislativas.
O Dr Vital Moreira até pode ser um bom jurista e Professor Universitário, mas dificilmente será um bom politico de cativar pessoas e votos. Melhorou muito durante a campanha eleitoral, cometeu erros de palmatória, falando do Imposto Europeu (que não soube explicar como iria funcionar) e, mais tarde, ao tentar colar a questão da "roubalheira" do BPN ao PSD. Foram 2 momentos que marcaram pela negativa a campanha do PS.
A José Sócrates, resta-lhe convenver o eleitorado que as medidas tomadas, as reformas iniciadas e o rumo traçado para Portugal foram necessárias, e explicando os motivos pelos quais foram tomadas. Será uma tarefa muito complicada. Um caminho, extremamente, penoso. Mas é o que neste momento deve ser iniciado.
Outros casos viram "à praça pública" contra o Secretário-Geral do PS. O Freeport, e provavelmente, outros casos podem provocar danos em José Sócrates. Deve estar preparado para isso.
Para além do PSD, também, o Bloco de Esquerda sai vencedor destas eleições. Obteve um supreendente 3º lugar, passando a coligação CDU, e conseguindo um 3º deputado para Bruxelas. Pode-se afirmar que o BE triplicou o número de deputados.
O CDS, ganhou na guerra contra as sondagens. Estas, atribuiam pouco mais de 2% ao CDS, obtendo no final da noite um honroso 8,4%, o que não foi nada mau.
No Concelho de Sabrosa, o PSD também saiu vencedor, assim como em todo o Distrito de Vila Real.
Resta aos Socialistas do Concelho e do Distrito deitarem mãos ao trabalho, de forma a obter um melhor resultado nas eleições legislativas e autárquicas.
Uma vitória será dificil; mas um bom resultado, é possível...
Sem comentários:
Enviar um comentário