Ontem comemorou-se o "Dia da Revolução dos Cravos". O 25 de Abril de 1974 é uma data histórica para os Portugueses que viram, através, dos seus militares, encerrar um ciclo da história de Portugal: o fim do regime fascista que vigorou durante 4 décadas o nosso País.
Os militares que constituíram o Movimento da Força Armada (FMA) tinham, no seu programa, 3 grandes objectivos, os célebres três Dês: Democratizar, Descolonizar e Desenvolver.
Os objectivos eram enormes. Houve coisas que correram bem, a questão da democratização foi uns dos aspectos que, apesar das dificuldades, vingou... A desconalização foi efectuada num clima adverso, o que dificultou a sua implantação. O desenvolver, foi talvez (ainda continua a ser) a grande entrave em Portugal.
O nosso País atravessa, desde à muitos anos, graves dificuldades sócio-económicas, desde o baixo grau de instrução ao elevado número de pobres... A juntar a tudo isto, veio a crise financeira de 2009, arrastando Portugal para uma situação financeira extremamente grave. Somos dos países da União Europeia com mais desempregados, quase 10,5%, com deficit de 9,4%, com uma elevada dívida externa e, o mais grave, vivemos sobre uma desconfiança total dos nossos parceiros europeus e mundiais.
Mas temos de acreditar que somos capazes de resolver os nossos problemas. São difíceis? são! Mas podem ser resolvidos? Podem... (Todo o problema tem uma solução, senão não seria um problema!)
O 25 de Abril deu-nos Liberdade e Esperança num Portugal melhor... Neste momento de alguma instabilidade sócio-económica, devemos contribuir para um Portugal mais justo, solidário e com futuro...
Não podemos esperar que os outros resolvam o nosso problema, ficar de braços cruzados não é uma solução ao problema, devemos e temos de agir...
O 25 de Abril trouxe Liberdade, mas trouxe sobretudo, RESPONSABILIDADE... E, nós, fugimos muitas vezes dela!

Sem comentários:
Enviar um comentário