segunda-feira, 19 de abril de 2010

Vulcão na Islandia...

A Europa vive, neste momento, um cenário caótico devido ao vulcão na Islandia, situado no meio da geleira Eyjafjallajokull e que estava adormecido a mais de 200 anos.
A nuvem de poeiras vulcânicas que percorre os céus do norte da Europa tem provocado o fecho de vários aeroportos, levando ao desespero milhares e milhares passageiros que tiveram que ficar em terra. Para alguns cientistas, o vulcão poderá continuar em erupção durante os próximos 6 meses. Os economistas já fazem as suas contas ao encerramento dos aeroportos, e argumentam que esta erupção tem custos superiores ao 11 de Setembro, ou seja, ao atentado das Torres Gémeas nos EUA.
O nosso País, à beira mar plantado, é dos poucos países da Europa que continua com os seus 3 aeroportos internacionais abertos. Dos nossos aeroportos não saiem voos para as principais aeoportos europeus.
As transportadoras aéreas fazem contas á vida. Os operadores turisticos reclamam a não vinda de novos turistas... Enfim, a economia vai ressentir-se desta "poeirada vulcânica".
Mas isto vem a propósito de alguma infra-estruturas que ainda não existem em Portugal  e que neste momento em que não é possível voar, dariam muito jeito a milhares de europeus: o TGV (Train Grand Vitesses) - Comboio de Alta Velocidade, por exemplo. Sim, é verdade. Com a proibição de voar na maioria do espaço aéreo europeu, o comboio seria o meio de transporte das milhares de pessoas que estão retidas em Portugal. A própria Chanceler alemã Angela Merkel, viu-se obrigada a pernoitar por Lisboa, o nosso Presidente da Republica teve de atrasar o seu regresso ao Portugal depois de uma visita à Republica Checa. Tenho a certeza que com a linha de alta velocidade construida, teriamos conseguido minimizar este impacto economico-social criado pelo vulcão islandês.
Para aqueles mais cépticos sobre a construção deste meio de transporte, aqui fica uma  verdadeira alternativa ao avião. Para não falar daqueles que não gostam de andar de autocarro e de avião, o comboio de alta velocidade seria o seu transporte de eleição.
Está na hora de modernizar Portugal. O TGV é importante para o nosso desenvolvimento economico.

Sem comentários:

Enviar um comentário