quinta-feira, 29 de abril de 2010

Crise Financeira Portuguesa

Nos últimos dias,  Portugal tem sido alvo de um ataque feroz por parte das empresas de "rating" internacionais, sobretudo de uma empresa americana, Standard & Poor's.
Apesar de não ser especialista na área económica, longe disso, acho estranho esta empresa, baixe em 2 níveis o rating da economia portuguesa. Estranho por vários motivos: - não encontro motivos ou acontecimentos que possam ter alterado o rumo a economia portuguesa; - não vejo que se possa comparar a economia portuguesa e à da Grécia. Portugal apresentou o verdadeiro valor do seu deficit, ao passo que o gregos omitiram o verdadeiro valor!; - o Governo português tem conhecimento do problema financeiro das contas públicas, tendo apresentado no PEC medidas para diminuir até 2013 esse mesmo deficit; - o PEC português foi elogiado por todas as entidades reguladoras da economia mundial: Banco de Portugal, BCE, FMI,Comissão Europeia... as próprias agências de "rating", elogiaram a forma destemida, audaz e rigorosa do PEC do governo de Sócrates, e agora mudaram o seu discurso?! A propósito de quê ou de quem?!
Se calhar existe interesse de certas entidades económicas mundiais que, a par da Grécia, desejam que Portugal cai-a na "banca-rota"! Somos um país frágil, que criamos pouca riqueza á escala mundial, com problemas de dívida externa graves (gastamos mais do que produzimos), ou seja, um bom alvo abater... E é isso que está acontecer. Essas agência de "rating" querem acabar com Portugal, mas não para destruir os portugueses, mas através de Portugal, chegar á moeda europeia, o Euro.
O alvo dos interesses dessa empresas, é o Euro... Mas, o mais fácil, é atacar economias mais débeis,como a portuguesa e a grega, para atingir o seu objectivo - desvalorizar a moeda do continente europeu em prol do dólar americano. E, a China, tem um poder enorme neste mundo económico, apesar de estar lá escondida no oriente!
Existem, no entanto, outras questões que se levantam. Quem paga aos senhores das empresas de "rating", sendo elas privadas, como angariam os seus fundos?! Para quem trabalham essas empresas?! Qual o verdadeiro objectivo dessas empresas, se no mundo economico temos o FMI ou o BCE, que deviam fazer a gestão da economia mundial?!
Vivemos numa economia de mercado, extremamente feroz, onde o interesses dos grandes senhores mundiais são, sempre, salvaguardados.
Temos de nos juntar, unir esforços, de forma a defender a honra do nosso País contra esses especuladores de mercados...

Sem comentários:

Enviar um comentário