terça-feira, 8 de dezembro de 2009

NATAL É AMOR, NATAL É LUZ...




Já cheira a Natal.


As ruas estão todas enfeitadas com as cores do Natal. As lojas estão decoradas com objectos natalícios. As pessoas sentem e necessitam viver esta época de paz e de amor, que é o Natal.
As famílias reúnem-se à mesa na noite de consoada, matam-se saudades da terra e dos amigos que por lá ficaram.
Oferecem-se e trocam-se prendas.
Todas as pessoas contribuem, dentro das suas possibilidades, nas diversas campanhas de recolha de artigos, organizadas pelas Associações de Solidariedade.
Natal é AMOR, Natal é LUZ...
Mas os tempos que correm a Luz parece estar apagada. A crise que se faz sentir nos bolsos dos portugueses é enorme. O comércio local atravessa uma grave crise de vendas, os centros comerciais estão cheios ao fim-de-semana, e as lojas Chinesas estão repletas de pessoas que procuram efectuar compras a preços reduzidos.
Foi assim no dia de ontem Domingo! A tarde estava fria e com alguma chuva, mesmo assim decidi percorrer a Rua Direita de Vila Real. Observei que o comércio tradicional estavam de portas abertas mas sem compradores. Em contrapartida, o Centro Comercial estava lotado, assim como a nova loja chinesa que abriu à dias...
Esta Luz de Natal está doente, os portugueses voltam a viver tempos dificeis em termos economico-financeiros.
Resta-nos ter AMOR. Comemorar esta época natalícia com alegria, paz e Amor. Amor ao próximo, amor a nós mesmo, amor à vida.
Neste Natal devemos viver um clima de AMOR. É o que nos resta nestes tempos dificeis!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

COVAS DO DOURO na FAG 2009 - Vila Real


Na noite de 27 de Novembro fui visitar a Feira de Artesanato e Gastronomia (FAG) de Vila Real, no pavilhão do NERVIR. Para meu espanto a Junta de Freguesia de Covas do Douro decidiu participar neste evento. Era a única Junta de Freguesia presente. Foi um enorme orgulho que senti naquele momento. Não é todos os dias que vejo o nome da minha Terra neste tipo de exposições. Fiquei mesmo muito satisfeito! Corri, juntamente com os meus amigos que me acompanhavam, para junto do stand de Covas. Queria ver quem lá estava, que produtos trouxeram, que material de promoção tinham. O meu momento de orgulho depressa se tornou em desilusão! O stand tinha "meia-dúzia" de garrafas de vinhos de alguns vitivinicultores da Freguesia, umas broas de pão da da padaria e, mais nada nem ninguém!!! Era o único stand "órfão", sem ninguém a representar a freguesia.
Era o 1º dia. Talvez tivessem ido comer na hora que passei por lá ou, então, tiveram que ir embora devido ao nevoeiro e ao mau tempo...
Decidi voltar no sábado à tarde.
Esperançado que veria alguém da minha terra e que poderia pôr a conversa em dia! Nada de mais errado. Estava tudo na mesma. Até o Jornal "Noticias de Vila Real" estava na mesma cadeira, no mesmo local, na mesma posição!
Perguntei ao responsável do stand que se encontrava em em frente ao da Junta de Covas se já tinha visto alguém por ali, mas a resposta foi negativa! Provavelmente, passei nos dias errados, às horas erradas na FAG...
Acho que é importante participar neste tipo de eventos. Mas é necessário saber participar! É necessário fazer uma preparação prévia de tudo o que se vai mostrar e oferecer aos visitantes! O pagar um stand só para ter umas garrafas de vinho ou pão é muito pouco... Covas mereciam mais!

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Covas do Douro... Algumas noticias preocupantes!


Covas do Douro já não é o que era... O êxodo rural acentua-se ano-após-ano nesta freguesia.
No passado recente, alguém me dizia que o lugar de Covas do Douro não tem mais de 140 pessoas a viver! Preocupante, pensei eu...
O que fazer para minimizar a diminuição da população de Covas?
Uma pergunta com uma resposta difícil, complexa e teórica.
Não será fácil mudar esta situação. Existe um aspecto importante e que deve ser a prioridade das entidades políticas e de gestão do território: melhorar a qualidade de vida de quem lá habita! Depois disso pode-se criar mecanismos para que os convenses espalhados pelo mundo, possam ter condições e atracções para visitar com regularidade a sua terra Natal.
Não encontro outras formas mágicas para combater o êxodo que se abate sobre a região do interior do país.
Covas do Douro precisa de um rumo bem definido para ser uma aldeia de referência. Tem condições para o ser, basta acreditarem que é possível...


Ficam aqui alguns endereços sobre esta Freguesia:












O FUTSAL da UTAD















Longe vão os tempos em que a equipa de Futsal da Universidade de Tras-os-montes e Alto Douro era equipa de estudantes universitários, aguerrida, solidária, lutadora e amadora!
Eram dias e noites que toda a estrutura directiva, técnica e plantel, passavam na Nave de Desportos da UTAD, em treinos, na preparação dos jogos, na organização dos mesmos.
Tudo era feito por estudantes (tirando casos excepcionais) com alegria, dedicação e porque não dizê-lo, por amor à camisola.
Passados uns anos, alguém se lembrou (Alexandre Pinheiro-Presidente da Direcção da AA UTAD) de humilhar estes jovens que iniciaram a prática do futsal na academia.
Estávamos em Dezembro de 2004!
Depois da vergonha provocada pela Direcção da AAUTAD, o futsal da UTAD mudou de cariz.
A "profissionalização" foi o passado seguido pela UTAD ao assinar um protocolo com um clube da cidade de Vila Real!
As mais valias criadas até então foram por água abaixo. Tinha acabado o verdadeiro espírito académico desta equipa.
Os resultados práticos de toda esta mudança estão aquém dos esperados ou desejados por alguns, principalmente os mentores desse projecto.
Se antigamente não havia dinheiro para grandes loucuras, agora há, ou pelo menos a cada início da época dizem que vai haver, mas depois andam o ano todo a queixar-se da falta de apoio!
Antes desta "fusão" AAUTAD/Realfut, a estabilidade organizativa era uma prioridade, agora vê-se o deitar fora quando as coisas não correm bem! Foi assim com o Parente, com o António Aires e com o Edinho!
Mas cada um sabe da sua vida e gere a casa conforme as suas possibilidades. Até o final de 2004 não era difícil gerir, porque não havia! Depois disso, vê-se um enorme desperdício dos recursos. Um bom exemplo disso, foi a produção de fatos e gravatas, aquando a participação da equipa na Final-four da Taça de Portugal. Para quê?! Nós devemos ter consciência das nossas limitações. Quanto mais alto queremos subir, maior será a queda!
Para pena minha, vejo uma estrutura desportiva, à qual dei umas horas da minha vida, a desmoronar como peças de dominó!
"As pessoas passam, mas as Instituições ficam..." Eu passei e bem, a equipa de FUTSAL da UTAD ficou, mas ficou mal...

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

UMA LIÇÃO DE MORAL para os políticos...


Quando se quer agradar a toda a gente,


há que fazer de conta que se aprende coisas que se sabe,


ensinadas por gente que as ignora...


(RIVAROL, 1753-1801)

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Tomada de Posse da Nova Junta de Freguesia de Covas do Douro



No dia 24 de Outubro houve festa em Covas do Douro. Uma festa na tomada de posse do novo executivo da Junta de Freguesia. Uma festa inédita nunca antes vista por Covas.
Os cidadãos de Covas tiveram porco-no-espeto, vinho e baile, abrilhantado pelo Secretário da Junta de Freguesia, Vitor Pica!
Foi a festa da vitória de José Arnaldo Guerra. Sim, a vitória do Zé Arnaldo. Ele, mais do que ninguém, batalhou durante 8 anos para ser Presidente da Junta.
Em 2001, foi candidato pelo PS e perdeu. Foi nesse ano que o Partido Socialista perdeu a Junta de Freguesia para uma lista de Independentes e nunca mais a conquistou até aos dias de hoje! Nunca desistiu desse sonho. Conseguiu em 2009. Ganhou democraticamente...
Numa conversa com um prestigiado militante do PS de Covas do Douro, dizia-me ele:"o Zé Arnaldo lá ganhou!" (houve um sorriso nos lábios que me deixou perturbado). Respondi-lhe eu:"é verdade, alcançou um sonho pessoal, mas acho que ele contou com a colaboração de muitos Socialistas!" Não era minha intenção ofender quem quer que fosse, mas pareceu-me que o ofendi! A conversa morreu ali...
Fiquei sem saber o que ele achava sobre a vitória do PS para a Câmara, já que sobre a derrota so PS em Covas, acho que entendi...
"As alegrias não pagam dívidas", ás vezes pagam...

domingo, 25 de outubro de 2009

PS continua infeliz em COVAS




Depois da pesada derrota em 2001, o Partido Socialista em Covas do Douro nunca mais conseguiu ser poder.
Na altura a candidatura liderada por José Arnaldo Guerra, vencedor desta eleições em 2009 como independente, perdeu para uma lista de independentes liderada por Serafim Monteiro por escassos votos.
Em 2005, a freguesia conseguiu ter 3 candidatos à Presidência da Junta de Freguesia: João Guerra (PS), Serafim Monteiro (Independente) e José Arnaldo Guerra (Independente). Nessas eleições o Partido Socialista obteve um resultado humilhante, ficando-se pela última força mais votada.
O excelente trabalho por Serafim Monteiro durante estes últimos 4 anos, levou ao Partido Socialista a endereçar o convite de ser candidato do partido. O convite foi aceite mas a vitória, quase certa, tornou-se num desaire pesado e doloroso para os Socialistas (os verdadeiros, tendo em conta os muitos "vira-casacas" existentes nesta freguesia).
Após 3 actos eleitorais para a Junta de Freguesia, o PS não venceu nenhum. Ficando assim, arredado do poder pelo 3º mandato consecutivo.
O povo escolhe, o povo decide. Temos de aceitar a democracia do voto, por muitos segredos e artefactos que possam ser utilizados para alcançar a vitória.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

PS regressa ao poder na CM SABROSA


Com uma vitória esmagadora no passado dia 11 de Outubro, o Partido Socialista regressa ao poder da Câmara Municipal de Sabrosa, 12 anos depois da derrota inesperada imposta pelo PSD.

Após 2 mandatos de governação do PSD e 1 mandato de governação de uma lista de Independentes, o PS terá pela frente 4 anos duros, não pela oposição do partido derrotado mas pela conjuntura económica do País.

Mas esta vitória do PS deve-se, sobretudo, ao trabalho realizado pelo José Marques (presidente da câmara eleito pela lista independentes em 2005). Toda a campanha desenrolou-se à volta de José Marques. Temos de dar mérito a quem o tem. E, José Marques, tem esse mérito de ter conseguido criar nos últimos 4 anos, uma imagem de um homem do povo, sempre presente, bom ouvinte, excelente mediador, de discurso fácil e mobilizador. Conseguiu criar as condições para ser um líder carismático. Deve-se, sobretudo, à máquina montada por ele que o PS ganhou 4 dos 5 vereadores atribuídos à CM Sabrosa.

No meio de isto tudo surge o Vice-presidente da CM de Sabrosa, militante do PSD, onde foi autarca na Junta de Freguesia de Sabrosa que, segundo consta, mantém a sua militância no respectivo partido! Como será a posição deste vereador relativamente aos assuntos nacionais como por exemplo, na Associação Nacional de Municipios Portugueses!? Vai estar do lado do PS ou do PSD?! Apesar de ter dito por diversas vezes que "desta vez é preciso votar PS", é um assunto importante de ser esclarecido...

A tomada de posse dos novos orgãos autárquicos está marcada para terça-feira ás 17 horas. Será o ínicio de uma Nova Era do "PS" (este PS camuflado - nos três primeiros lugares estão: 1 independente, 1 PSD e 1 PS!), na Câmara Municipal de Sabrosa.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

PS perde Junta de Covas do Douro


As eleições autárquicas para o Partido Socialista na freguesia de Covas do Douro não correu de feição. Perder a Junta por 16 votos para a Lista de Independentes, quando tudo apontava para uma nova vitória do Partido Socialista.
O que levou a esta alteração do cenário político em Covas do Douro?
Não é uma resposta fácil de responder... A verdade é que Serafim Monteiro, Celestino e João Guerra tentaram e trabalharam para ganhar a Junta. No final de Domingo,os rostos deles transmitiam sinais de ansiedade, mas de enorme confiança na obtenção da vitória.
O resultado negativo caiu que nem uma bomba nas hostes socialistas de Covas ou pelo menos em alguns socialistas, tendo em conta que havia alguns que apoiavam a lista de Independentes!
Eu não acompanhei a campanha eleitoral das 2 listas. Foi ouvindo relatos dos acontecimentos. Não vi nem li os manifestos eleitorais. Sei que o manifesto do PS só continha os nomes do 3 principais candidatos... UM ENORME ERRO POLÍTICO E DE MARKETING. As pessoas gostam, querem e devem conhecer os candidatos. Acredito que isto possa ter feito a diferença,pois não acredito que tenha sido as desavenças pessoais de alguns do candidatos com moradores locais!
Mas a verdade é que o José Arnaldo, depois de ter perdido as eleições por 2 vezes consecutivas, ganhou. Como diz o ditado "à terceira foi de vez!". Vamos acompanhar o seu mandato com o máximo de atenção. Eu terei esse cuidado...
Uma palavra de apreço ao antigo Presidente da Junta, Serafim Monteiro, fez muita obra, fez boas obras, conseguiu trazer a água da barragem de Torre de Pinhão até à Freguesia, entre outros melhoramentos efectuados, mas o povo não viu ou não quis ver! Estranho esta posição...
Em Democracia o que conta é o voto e, esse, é que decide quem ganha. Não ganhou o PS, paciência...

VOTAÇÃO DA FREGUESIA
XIV: 51.12% - 182 Votos
PS: 46.63% - 166 Votos
EM BRANCO - 6 Votos
NULOS - 2 Votos
INSCRITOS - 536, VOTANTES: 356 (66,42%)

sábado, 10 de outubro de 2009

Método HONDT - Caso prático de Covas do Douro

MÉTODO DE HONDT

O método de Hondt, que é o adoptado pelo sistema eleitoral português, consiste numa fórmula matemática destinada a calcular a distribuição dos mandatos pelas listas concorrentes, em que cada mandato é atribuído à lista cujo o número total de votos dividido pelos números inteiros sucessivos seja maior. A divisão prossegue até se esgotarem todos os mandatos.
Em Portugal encontra-se legalmente prevista uma correcção ao método Hondt puro, na medida em que, caso falte atribuir o último mandato e se verifique igualdade do quociente em duas listas diferentes, tal mandato será atribuído à lista que em termos de resultados totais tenha obtido menor número de votos.
Exemplo prático (conversão dos votos em mandatos):
O círculo eleitoral "ARRIBAS DE BAIXO" tem direito a eleger 7 deputados e concorrem 4 partidos: A, B, C e D. Apurados os votos, a distribuição foi a seguinte: A - 12.000 votos; B - 7.500 votos; C - 4.500 votos; e D - 3.000 votos. Da aplicação do método de Hondt resulta a seguinte série de quocientes:
No exemplo constante da tabela, os quocientes correspondentes a mandatos, assinalados a cinzento, levam à seguinte distribuição:
Partido A - 3 deputados, correspondentes aos quocientes 12000 (1.º eleito), 6000 (3.º eleito) e 4000 (5.º eleito). Note-se que apesar do quociente resultante da divisão por 4 ser 3000, igual aos votos obtidos pelo partido D, o mandato é atribuído ao menos votado, isto é ao Partido D, que assim elege o seu deputado.
Partido B - 2 deputados, correspondentes aos quocientes 7500 (2.º eleito) e 3750 (6.º eleito).
Partido C - 1 deputado, correspondente ao quociente 4500 (4.º eleito).
Partido D - 1 deputado, correspondente ao quociente 3000 (7.º e último eleito), beneficiando da regra que em igualdade atribui o lugar à lista menos votada, arrebatando o lugar ao partido A.



CASO PRÁTICO DE COVAS DO DOURO – Autárquicas 2005
Utilizando representação matemática, o método pode ser representado pelo fórmula , onde V é o número total de votos apurado para a lista e s o número de lugares já colocados na lista em cada iteração do cálculo. O processo repete-se até todos os lugares estarem atribuídos.
Inscritos (eleitores): 591
Votantes: 424

Serafim (XIX): 168 votos
Zé Arnaldo (XIV): 143 votos
João Guerra (PS): 98 votos

Distribuição do nº de Deputados na Assembleia de Freguesia
Como a Freguesia de Covas do Douro elege 7 Deputados para a Assembleia de Freguesia, os mandatos ficam desta forma distribuídos:
Serafim (XIX) – 3 deputados ( 1º Deputado - 168; 2ºDeputado - 84; 3º Deputado - 56 )
Zé Arnaldo (XIV) – 2 Deputados (1º Deputado - 143; 2º Deputado - 72)
João Guerra (PS) – 2 Deputados
(1º Deputado - 98; 2ºDeputado - 49)
TOTAL DE DEPUTADOS = 7

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

JUNTA DE FREGUESIA DE COVAS DO DOURO


Caros conterrâneos e amigos,


como é do vosso conhecimento integro, novamente, a lista do Partido Socialista (PS) à Assembleia Freguesia de Covas do Douro.

O excelente trabalho realizado pelo actual Presidente da Junta, Serafim Monteiro, levo-me a aceitar, sem qualquer hesitação, o convite ou melhor, o desafio de ser o Presidente da Assembleia de Freguesia de Covas do Douro.

Será uma grande honra presidir a este órgão autárquico onde todos vós, podeis e deveis participar. Se queremos desenvolver a nossa terra devemos participar, activamente, nas reuniões da Assembleia de Freguesia, local próprio para apresentar as reivindicar, protestar, apresentar as nossas ideias, os nossos projectos e os planos para melhorar a qualidade de vida das pessoas da Freguesia de Covas do Douro.

Essa é nossa obrigação - trabalhar para melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos da nossa Freguesia.

Pretendo, caso seja eleito, ter uma atitude progressista e de inovação, rigor, isenção e tolerância. O Presidente da Assembleia de Freguesia deve ser Solidário com os problemas das pessoas, Assertivo na procura de soluções e Contundente na resolução das dificuldades de todos os cidadãos.

Mas para que isto se torne uma realidade é importante ir votar. Votar no dia 11 de Outubro, no próximo Domingo, no Partido Socialista para a Assembleia de Freguesia de Covas do Douro.

É por isso que eu conto com o vosso apoio, com o vosso voto. Ele é determinante para o desenvolvimento da nossa terra.

VOTA PARTIDO SOCIALISTA - PS.

Conto convosco...

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Campanha Autárquica 2009


Entramos na ultima semana de campanha para as autárquicas.

Milhares de mulheres e homens percorrem os seus concelhos, as suas freguesias e os seus lugares, prometendo tudo e mais alguma coisa, distribuindo beijinhos e abraços, para além dos habituais brindes publicitários.
É uma verdadeira máquina de propaganda política montanda para eleger os candidatos dos diversos partidos.
A quantidade de material investido pelos partidos durante as campanhas é assustador! As camisolas, os guarda-chuvas, as canetas, os bonés, porta-chaves, os carros etc., são artigos entregues aos cidadãos com o intuito de obter o respectivo voto.
Esta última semana pode ser determinante para muitos candidatos, principalmente, para aqueles que podem chegar à vitória e necessitam de convencer os, ainda, indecisos...
Muito gente na rua, muitas caravanas, muitos carros, muitas arruadas e comícios.
Por vezes ganha o mais popular da terra, não o melhor. Por vezes ganha "chico-espertismo", perde os honestos e os inteligentes. Por vezes ganham os bom-falantes, perdem os trabalhadores. Na política é assim, nem sempre ganha o melhor, o mais trabalhador, o mais honesto, o mais sincero.
Todos os portugueses esperam que ganhe o melhor e que, esse, sejam os que traz mais desenvolvimento e progresso para o seu concelho, para a sua freguesia.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

CAVACO, escutas, guerra, psd, ps... Que deliciosa salgalhada!


Quando todos pensavam que o Presidente da República iria esclarecer a polémica das "supostas escutas a Belém", Cavaco Silva trouxe, ainda mais, gasolina para a fogueira!
Os portugueses devem estar hoje a pensar:"como é possível o PR estar a pensar que o Palácio de Belém está vulnerabel?!" Isto será umas das interrogações. Depois surgem outras devido ás suspeições anunciadas: ao acusar (quem?) de fazer uma campanha eleitoral desviada do essencial, manipular a opinião pública durante a mesma campanha e de o "colarem" à imagem do PSD.
Como é óbvio não podemos esquecer o passado do Sr Cavaco Silva, presidente do PSD, Primeiro-Ministro do Governo do PSD, eleito com o apoio do PSD, ou seja, é normal que esteja colado à imagem daquele partido.
Mas, o mais estranho, é a forma arrogante com que o PR critica o partido do Governo, acusando de manipulação de toda esta história. Porque será que o PR demitiu o seu assessor para as relações com a Comunicação Social?! Não foi na página do PSD na internet que vinha o nome de um assessor do PR como membro que colaborou na eleboração do manifesto eleitoral do PSD?! Os membros do PS, violentamente anunciados, não podem comentar tal facto político?! Ou vivemos a tal "asfixia democrática" como Manuela Ferreira Leite apregou durante toda a campanha!?
Foi o PS que trouxe o assunto para a rivalta jornalistica?! Lembro-me de ler isso no Público - jornal que desde a OPA falhada da Sonae à PT virou-se contra-poder... O email emitido por este jornal é falso?! Não foi dito nada acerca disto, bem pelo contrário, Cavaco continuo com a suspeição...
Mas a frase mais interessante do discurso foi a "Será possível alguém do exterior entrar no meu computador e conhecer os meus emails? Estará a informação confindencial contida nos computadores da Presidência suficientemente protegida?" Caro Presidente, informo-o que nenhum computador está totalmente protegido disso, nem a CIA com os melhores softwares do que os nossos estão, devidamente, seguros! Ou será que, afinal, havia emails comprometedores na Presidência acerca do PS e do Governo....
O discurso até estava bem escrito, com um nível de patriotismo elevado e foi dito de forma emocional. Fazendo uma análise fria do mesmo, ele é contraditório, muito vago e politicamente duro.
Os portugueses continuam na mesma. A única coisa que se percebeu foi o ataque ao PS e confirmação de que Cavaco não gosta de José Sócrates e, isso, é evidente.
Numa altura de grande instabilidade politico-economica o Presidente, que devia ser o pólo agregador e de união, demonstrou que não o vai conseguir ser.
Esta intervenção que se pode considerar de "rídícula", vem colocar em causa o bom funcionamento das instituições da democracia Portuguesa.

Como será o relacionamento de Cavaco com Sócrates?! Nada fácil...

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

RESULTADOS LEGISLATIVAS 2009 - Sabrosa e Covas do Douro

Resultados para o concelho de Sabrosa

PS 45.97% - 1856 votos
PPD/PSD 34.85% - 1407 votos
CDS-PP 8.22% - 332 votos
BE 4.63% - 187 votos
PCP-PEV 2.18% - 88 votos
PCTP/MRPP 0.54% - 22 votos
PPM 0.4% - 16 votos
MEP 0.27% - 11 votos
MPT-PH 0.25% - 10 votos
MMS 0.17% - 7 votos
PPV 0.12% - 5 votos

Resultados para a Freguesia de Covas do Douro

PS 55,52% - 171
PPD/PSD 25,65% - 79
CDS-PP 8,44% - 26
B.E. 5,19% -16
PCP-PEV 2,27% - 7
MMS 0,32% - 1


A vitória do PS na freguesia e no concelho é um bom pronúncio para as próximas eleições autarquicas.
Se, segundo dizem, as eleições para a Camâra Municipal de Sabrosa estão quase decididas para o Partido Socialista, existe muito trabalho para vencer o maior número de Assembleias de Freguesia, entre as quais Covas do Douro, onde haverá um duelo interessante.
Para além de ter sido umas eleições para o Governo estas, serviram também, para avaliar o funcionamento das máquinas partidárias locais para as próximas eleições autárquicas.
Algumas delas estão bem afinadas. No caso de Sabrosa, tendo em conta estes resultados, o PS parte e ligeira vantagem em relação à Coligação PSD/CDS, com 117 votos de diferença (PS-1856 votos, PSD+CDS-1739 votos). Estas contas valem o que valem. Bem sei que nas eleições autárquicas por vezes não interessa o partido, mas sim, a pessoa/candidato.
Vamos ver o que reserva ao Partido Socialista as próximas eleições. Sócrates necessita de uma "extraordinária" vitória nestas eleições...

LEGISLATIVAS 2009, PS ganha... Trás-os-Montes perde!

Ontem os portugueses foram chamados a escolher o novo governo de Portugal.
Os resultados foram surpreendentes!
O Partido Socialista ganhou sem maioria absoluta, perdendo 9% dos votos em relação a 2005 - mais de 500 mil votos.

RESULTADOS:
PS
36,56%
2.068.665 Votos
96 Deputados

PPD/PSD
29,09%
1.646.097 Votos
78 Deputados
CDS-PP
10,46%
592.064 Votos
21 Deputados

B.E.
9,85%
557.109 Votos
16 Deputados
PCP-PEV
7,88%
446.174 Votos
15 Deputados

Abstenção (não votaram 3.678.536)

O CDS/PP teve um resultado acima do esperado, elegendo deputados em distritos como Santarém, Faro e Leiria. Um excelente resultado de Paulo Portas.
Francisco Louçã, o verdadeiro homem que sabe dizer mal de tudo e de todos, consegui duplicar o nº de deputados, passar a barreira dos 500mil votos e fazer com que o PS (o seu verdadeiro adversário político) perde-se a maioria absoluta. Louçã, com o entusiasmo, até se esqueceu de dar os Parabéns a José Sócrates e ao PS. Porque será?!
Em Sabrosa o PS venceu mas não conveceu. Mesmo gastando um milhares de euros neste concelho, com uma variante da auto-estrada, com a construção do museu Miguel Torga, com o centro de interpretação de Fernão Magalhães, com todos os apoios efectuados às familías mais carenciadas do concelho, os homens e as mulheres de Sabrosa rapidamente se esqueceram disto quando foram votar!
Mas toda a Região transmontana se esqueceu. Esqueceu-se que este Governo, o do PS, foi o que mais investiu para colmatar a desigualdades da Região. Toda a Região Transmontana deu a vitória ao PSD. Ofereceu a vitória aquele partido que é contra o investimento público, contra a auto-estrada transmontana, contra os IC's que estão em fase de conclusão dos seus projectos, contra o modernização, contra tudo que seja investimento e progresso que não possa trazer retorno financeiro. Trás-os-montes esqueceu-se de tudo isto, até mesmo os candidatos a Deputados do PSD de Bragança quiseram saber qual a posição de Ferreira Leite sobre os investimentos públicos naquele distrito. Até eles duvidaram que estas e outras obras continuariam se o PSD ganhasse as eleições. A resposta da líder do PSD foi nula, vazia, de acordo com o seu manifesto eleitoral. Os Transmontanos gostam deste tipo de respostas como tal, deram a vitória a um partido que não sabia o que defendia para Trás-os-montes! Em meu entender, a isto chama-se INGRATIDÃO...
Em Covas do Douro, o PS obteve 171 votos, PSD - 79, CDS - 26, BE - 16, CDU - 7, 42,5% dos covenses não votaram.
Sócrates tem agora um duro e árduo caminho a percorrer. Governar sozinho é uma opção, apesar de não acreditar que seja fácil, fazer uma coligação é outro caminho, não vejo Sócrates a governar o país coligado com toda a esquerda (CDU+BE) ou com o CDS/PP de Paulo Portas.
Acredito, para mal de todos nós, que Portugal vai viver tempos dificeis.

domingo, 27 de setembro de 2009

Dia D nas Eleições Legislativas 2009


Hoje é o dia D.

Dia de Decisão, dia da Determinação, dia do Desenvolvimento, dia da Democracia.

Hoje Portugal vai ás urnas escolher o próximo Governo.

Uma decisão de relevada importância para o desenvolvimento democratico do país.

Vivemos uma época economicamente dificil, onde a crise mundia agitou fortemente a nossa frágil economia. Precisamos de ter esperança, precisamos de acreditar, precisamos de nos unir, precisamos de construir um pais melhor e produtivo.

Hoje é importante saber votar. Votar em consciência e com a perfeita noção que um voto pode ser determinante para modificar para melhor ou pior o rumo do nosso país.

Votar é um processo conquistado pelo povo atribuido pela democracia.

Portugal precisa do nosso voto.

Vamos votar.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Sondagem dá vitória nas Legislativas ao PS


Foi publicada hoje uma nova sondagem da Marktest para a RTP, Antena 1, JN e DN, a qual dá uma vitória ao PS nas Legislativas de 2009.
Com uma diferença de 6% sobre o PSD, o PS tem 38% dos votos inquiridos nesta sondagem, ao passo que o PSD tem 32%, seguido pelo BE com 13% e, com 7% a CDU e o CDS.
Esta sondagem tem a particularidade de analisar a evolução de 2 periodos de tempo: 1º periodo de 4 a 8 de Setembro e, a 2ª de 11 a 14 de Setembro.
Numa análise breve, consegue-se verificar que o PS subiu 1% nas intenções de votos. No sentido oposto, verifica-se a quebra de 3% nas intenções no PSD.
Assim, verfica-se que a campanha pela positiva do PS e de José Sócrates está a resultar. Este resultado positivo do partido do Governo a 10 dias do dia D, leva José Sócrates a ter mais confiança para os últimos dias de campanha.
É necessário continuar a explicar as medidas duras que foram tomadas, as orientações seguidas e os seus objectivos, assumir as responsabilidades dos actos tomados.
Nem tudo foi um mar de rosas... Houve problemas nas politicas da saúde, na educação, no emprego e trabalho, na justiça, na economia... Mas houve muitas coisas bem executadas com resultados positivos. Portugal esta na linha da frente na Inovação, nas politicas das energias renováveis (Manuel Pinho com todos os seus defeitos e virtudes, fez um excelente trabalho), na modernização das escolas,dos hospitais, das infra-estruturas nacionais. Houve aumentos significativos nos apoios sociais aos mais carênciados, às famílias e aos idosos. A Segurança Social foi salva pelo PS. As listas de espera para cirurgias diminuiram. O Cartão de Cidadão foi uma aposta inovadora e ganha pelo governo PS. A modernização de toda Administração Publica foi alcançada. Existem mais policias, mais equipamentos de segurança, mais justiça. Estas são algumas medidas tomadas mas que ninguém valoriza ou quer valorizar. Nós portugueses, só vemos os aspectos negativos, as coisas más, a mediocridade.
Um exemplo disso é o investimento, o maior investimento de sempre na Região Transmontana. Vamos ter a Auto-Estrada Transmontana com túnel no Marão. Para não falar do enorme investimento nas infra-estruturas de Acção Social e outros financiamentos efectuados pelo poder central na região. O PS não esqueceu esta Região...
Só espero e desejo que no dia 27 de Setembro, os transmontanos se lembrem do empenho e investimento efectuado por este Governo, pelo PS.
Para avançar Portugal, é necessário votar... Votar PS.


segunda-feira, 14 de setembro de 2009

José Sócrates vs Manuela Ferreira Leite


Estamos no ínicio da campanha eleitoral para as legislativas de 2009. Mais uma vez, o PS e o PSD são os principais candidatos a formar governo.


Se de um lado, José Sócrates, encontramos um homem com caracter forte, persistente, corajoso, determinado, assertivo, do outro lado vemos a Dra Ferreira Leite, uma pessoa triste, desmotivada, conservadora, apagada do sistema politico nacional e internacional.


Portugal tem que saber escolher o que é melhor para o seu futuro...


Depois de ouvirmos os vários debates televisivos, a decisão dos portugueses é fácil: Votar PS.


As propostas do Partido Socialista é o melhor para o desenvolvimento económico e social do nosso país.


O PS apresenta um manifesto eleitoral progressista, de ambição, de modernidade, de determinação e confiança, conseguindo agrupar as questões económica-financeiras, sociais, conhecimento e cultura.


Acredito que com o PS, Portugal vai AVANÇAR...


Para Manuela Ferreira Leite, o Secretário-Geral do PS não percebe nada de economia. Talvez seja verdade, o homem é engenheiro! Mas a Dra Ferreira Leite não sabe governar e tem a memória fraca... Não podemos esquecer os tempos que a Sra Dra foi Ministra da Educação (que tão mal fez a nós estudantes!), dos tempos em que foi Ministra das Finanças (o PEC para os pequenos empresários não fugirem aos impostos!), entre outras medidas que em nada ajudou ao desenvolvimento de Portugal.

Ainda agora, a Dra Ferreira Leite, não aceita o TGV, quando em 2003, disse que era importante para um Portugal central no comercio europeu... Só pode andar a comer queijo de fraca qualidade para se esquecer daquilo que disse e defendeu no passado!


Relativamente aos outros partidos, PCP e BE, já os verdadeiros "caceteiros" da democracia portuguesa. Só sabem dizer mal, apresentar propostas pouco credíveis e executáveis, são os verdadeiros "bota-a-baixo"! O CDS, esse, vive no seu conservadorismo desenvergonhado, por um interlocutor que irrita os ouvidos, mesmo dos surdos...


Só temos uma alternativa, uma solução, uma certeza: José Sócrates e o PS são, em conjunto, aqueles que garantem o futuro deste país, são os que estão em melhores condições para governarem Portugal, são os que podem continuar o trabalho de desenvolvimento e de progresso de Portugal na Europa e no Mundo.


AVANÇAR PORTUGAL é só com o PS.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O fim da era "Moura Guedes" na TVI

Hoje chegou a noticia que muitos portugueses desejavam: O fim do "Jornal da Manuela Moura Guedes" às 6ª-feira na TVI.

Admito que nunca fui espectador assíduo deste jornal. Uma notícia deve ser dada de forma rigorosa e imparcial. Isso nunca aconteceu no dito jornal. Manuela Moura Guedes deu sempre as suas opiniões às noticias. Utilizava expressões que em nada favorecia a classe dos jornalistas.

Em tempos, Manuela Moura Guedes, foi uma deputada do CDS. Talvez, por isso, o seu entusiasmo em denegrir a imagem do Primeiro-Ministro, tantos foram os artefactos utilizados por ela para o descredibilizar. Ia conseguindo, principalmente, no caso "Freeport".

Mas o que tem de especial o jornal de Manuela Moura Guedes?! Qual é a diferença de as noticias serem dadas por outros jornalistas? Será que só Manuela Moura Guedes é que consegue transmitir noticias à sexta-feira na TVI? Ou será um jornal de "Campanha Negra" contra o PS?!

Não percebo como é possível que a redacção de informação da TVI trabalhe em prol de uma pessoa, de um dia da semana, de noticias "choque" só porque é a esposa do patrão da TVI.

Sim, porque ele esteve afastada durante algum tempo dos ecrans, depois o marido lá foi à prateleira das antiguidades e colocou-a no ar.

Compreendo a posição da Administração da TVI:"o objectivo de homogeneizar e reforçar a consistência do Jornal Nacional ao longo de toda a semana, um dos espaços informativos mais importantes da TVI". Isto só não aconteceu mais cedo, porque o Marido estava na Direcção de Programas.

Todos os outros canais tem um mesmo apresentador durante a semana, no caso da TVI tinha uma senhora que só apresentava o jornal à Sexta, com noticias "classificadas" de bombástica...

O bastonário da Ordem dos Advogados, Dr. Marinho Pinto, foi o único que teve coragem de dizer as verdades na cara da "fera". E o que é que ele disse:"ESTE JORNAL É UMA VERGONHA", entre outras coisas...

Mas a culpa de tudo isto é do Sócrates e do PS. A oposição anda mesmo sem argumentos politicos e utiliza estas manobras de baixa classe.

Enfim, resta-nos ter bom senso...

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

De regresso ao trabalho....

Depois de umas belíssimas férias, regressa-se ao trabalho para os últimos 4 meses do ano!
O descanso, o fugir à rotina, o convívio familiar, o rever amigos, o viajar, entre outras coisas, são aspectos fundamentais para o equilibrio físico e emocional do ser humano. Foi um pouco disto que aproveitei para fazer durante as minhas curtas férias.
Sou defensor "vá para fora cá dentro"! Após passar uns dias com as respectivas famílias, a cidade da Figueira da Foz foi o destino escolhido para uma semana de praia e descanso. É uma cidade simpática, com excelentes praias, uma vida nocturna interessante, boa comida, com uma aposta séria no turismo - aproveitando bem a fama do seu Casino.
Apesar de ser um bom portista ferrenho, aceitei o convite de um casal amigo para ir comer ao restaurante do Núcleo do Sporting na Figueira da Foz. E valeu a pena... Comemos um conjunto variado de peixe assado na brasa por apenas 7,5€/pessoa! Um local a não esquecer...
Outro local inesquecível é o "Emanha", onde se come uns deliciosos gelados.
As praias são limpas e com excelentes acessos. Figueira da Foz, surprendeu-me!
Depois, a convite da minha esposa, subi à Serra da Estrela, Unhais da Serra - bem pertinho da Covilhã! Uma excpecional unidade hoteleira, cravada num monte, onde o sossego existe e a água natural é a sua dama. H2OTEL é um local a visitar, aqui fica o endereço:(www.h2otel.com.pt).
Foram curtas mas boas, as férias!
Teremos de continuar a trabalhar para, no próximo ano, voltar a ter umas férias iguais ou melhores do que este ano...

segunda-feira, 20 de julho de 2009

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2009


Estão quase aí as Eleições Autárquicas. No próximo dia 11 de Outubro, os Portugueses irão escolher os seus Presidentes da Junta, os seus Presidentes da Câmara e as suas Assembleias Municipais.
Por Covas do Douro as movimentações politico-partidária já estão a decorrer. Pensava que iria haver 3 candidatos à Junta de Freguesia. Felizmente, e para bem de todos os Covenses, houve 2 partes que se uniram, formando assim, uma equipa forte e de consenso. Se tivermos em consideração os número de votos de à 4 anos, esta união partidária tem todas as condições para vencer as eleições para a Assembleia de Freguesia.
Os resultados das últimas eleições para a Assembleia de Freguesia de Covas do Douro:

INDEPENDENTES (XIX)- apoio da Lista Independente - 168 votos - Serafim Monteiro
INDEPENDENTES (XIV)- apoio da Lista do PSD - 143 votos - Jose Arnaldo Guerra
PS - 98 votos - João Guerra (caroço)
Brancos: 11 votos
Nulos: 4 votos
Inscritos: 591
Votantes:424 eleitores (71.74%)


Assim, e tendo em conta, que essa união é constituida pelo actual Presidente da Junta-Serafim Monteiro- com o João Guerra(Toninho Caroço)-Candidato do PS em 2005, e que eles vão nas listas do Partido Socialista (PS), podendo o PS voltar à governação da Freguesia.
Mas isto são mera expectativas. O PS deve trabalhar duro para poder contar com o apoio da maioria dos cidadãos da freguesia. Não vai ser fácila a tarefa. O Zé Arnaldo, que se vai candidatar pela 3ª vez à junta, em 2001 foi pelas listas do PS, em 2005 pelas listas do PSD, e em 2009 deve continuar com o apoio do PSD. Mas como dizia, o Zé Arnaldo vai tentar chegar à vitória. Se em Covas e Chanceleiros os votos tendem para o Serafim, em Donelo, os votos tendem para o PSD, por consequência, para o Zé Arnaldo.
Vai ser uma luta renhida e interessante de assistir. Era bom que as 2 candidaturas apresentassem bons argumentos. Covas ficava a ganhar e assim fosse!

quinta-feira, 2 de julho de 2009

O gesto de Pinho-Min.Economia


O ex-Ministro da Economia foi, desde o inicio da legislatura, um Ministro que não criou grande empatia com os vários parceiros sociais. A falta de experiencia politica por parte de Manuel Pinho, levou-o a ter diversos comentários que criaram revolta em diversos sectores da economia Portuguesa.
Manuel Pinho foi vitima de si mesmo. Por diversas vezes a oposição pediu a cabeça do Ministro da Economia, e foi devido a um gesto com a cabeça que ele se demite. É um gesto incompreensível para um representante de Governo. Todos somos seres humanos e, por vezes, perdemos as estribeiras. Manuel Pinho perdeu o controlo emocional e reagiu de uma forma despropositada a um comentário pouco feliz do deputado do PCP.
É o fim da vida politica de um Ministro que sempre lutou por melhorar a economia de Portugal, das suas empresas, dos seus empresários, da classe trabalhadora. Nem sempre conseguiu bons resultados, mas foi um homem lutador.Ficará sempre ligado a aposta na Energias Renováveis, sector que sempre deu a cara como projecto de modernização do nosso País.
Algumas "tiradas" de Manuel Pinho:
- Em Outubro de 2006, o até hoje ministro da Economia, Manuel Pinho, anunciava "o fim da crise" em Portugal;
- Em 2007, foi o programa promocional 'Allgarve' apresentado com o intuito de promover o turismo algarvio, que suscitou várias críticas no seio da política interna;
- No mesmo ano, o ministro, que acompanha o primeiro-ministro numa visita à China, apelou ao investimento chinês em Portugal argumentando que os custos salariais são inferiores à média da União Europeia (UE) e têm uma menor pressão de aumento do que nos países do alargamento;
- Mais recentemente, o ministro da Economia de José Sócrates entrou numa polémica envolvendo Paulo Rangel, cabeça-de-lista do PSD às eleições europeias, e Basílio Horta, dizendo que Paulo Rangel tinha de comer muita papa Maizena para chegar aos calcanhares do Dr. Basílio Horta";
- As "gaffes" terminaram hoje em demissão, depois de Manuel Pinho ter, no Parlamento, colocado os dedos na cabeça em jeito de chifres.

Pinho pediu desculpa e a demissão. Fica para a história as suas "gaffes", mas deve ficar, também, o excelente economista que tudo fez para colocar um Portugal em crescimento, inovador, criando soluções para que todos possamos ter futuro mais colorido.

O Crescimento do Bloco de Esquerda


O Bloco de Esquerda tem, nos últimos anos, tido um crescimento interessente na democracia portuguesa.
A dupla vitória ocorrida no dia 7 de Junho (Eleições Europeias), onde subiu ao pódio da politica nacional - 3ª força politica mais votada, passando à frente da CDU e conseguiu triplicar o número de Eurodeputados, passando de 1 para 3, deixa o partido de Francisco Louçã com uma moral acrescida para as próximas eleições.
Mas será que interessa ao Bloco de Esquerda ser Governo? Fazer uma coligação com o PS num futuro Governo? Não me acredito que isso possa vir acontecer. Se isso viesse acontecer, o Bloco acabaria, conforme aconteceu com o PRD!
O Bloco de Esquerda será sempre um partido para fazer oposição. E é na oposição que este partido deve e sabe estar, tendo em conta o bom trabalho efectuado nos últimos anos.
O Bloco diz aquilo que os cidadãos gostam de ouvir, com um discurso fácil onde a comunicação social passa com agrado, apresenta sempre fortes argumentos contraditórios ás politicas do Governo. Louçã sabe fazer este trabalho.
O próximo passo deste partido será fazer uma longa reflexão sobre o que quer para o futuro. A hipotese de fazer parte do Poder é enorme, o número de votos leva a essa possibilidade e a essa obrigação! Caso contrário, os votantes deste partido começam a cansar-se de apoiar um partido que foge a sete pés de ser Poder e de poder colcoar em prática todas aquelas medidas, defendidas com unhas e dentes, pelos seus deputados.
A ver vamos, o que vai acontecer no futuro próximo....

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Resultados das Eleições Europeias 2009





Com um resultado decepcionante, o Partido Socialista, perdeu as eleições europeias para o PSD.
Contrariando todas as sondagens, o PSD obteve uma vitória com uma margem superior a 5% para o PS, elegendo assim, 8 deputados contra os 7 do PS.
O Partido Socialista sai, assim, penalizado pelas suas reformas anti-populares, mas que são importantes para a modernização do País.
Uma derrota, assumida por José Sócrates com um rosto fechado,num ambiente pesado devido a este descalabro vivido pelo seu partido. Os 181 mil votos de diferença para o vencedor da noite, o PSD de Paulo Rangel, e por conseguinte um perda total de 600 mil votos que o PS teve nestas eleições, deve levar a que toda a politica e forma de estar do Governo Socialista seja repensado, tendo como principal objectivo a vitória - dificilmente com maioria - nas próximas eleições legislativas.
O Dr Vital Moreira até pode ser um bom jurista e Professor Universitário, mas dificilmente será um bom politico de cativar pessoas e votos. Melhorou muito durante a campanha eleitoral, cometeu erros de palmatória, falando do Imposto Europeu (que não soube explicar como iria funcionar) e, mais tarde, ao tentar colar a questão da "roubalheira" do BPN ao PSD. Foram 2 momentos que marcaram pela negativa a campanha do PS.
A José Sócrates, resta-lhe convenver o eleitorado que as medidas tomadas, as reformas iniciadas e o rumo traçado para Portugal foram necessárias, e explicando os motivos pelos quais foram tomadas. Será uma tarefa muito complicada. Um caminho, extremamente, penoso. Mas é o que neste momento deve ser iniciado.
Outros casos viram "à praça pública" contra o Secretário-Geral do PS. O Freeport, e provavelmente, outros casos podem provocar danos em José Sócrates. Deve estar preparado para isso.
Para além do PSD, também, o Bloco de Esquerda sai vencedor destas eleições. Obteve um supreendente 3º lugar, passando a coligação CDU, e conseguindo um 3º deputado para Bruxelas. Pode-se afirmar que o BE triplicou o número de deputados.
O CDS, ganhou na guerra contra as sondagens. Estas, atribuiam pouco mais de 2% ao CDS, obtendo no final da noite um honroso 8,4%, o que não foi nada mau.
No Concelho de Sabrosa, o PSD também saiu vencedor, assim como em todo o Distrito de Vila Real.
Resta aos Socialistas do Concelho e do Distrito deitarem mãos ao trabalho, de forma a obter um melhor resultado nas eleições legislativas e autárquicas.
Uma vitória será dificil; mas um bom resultado, é possível...

quinta-feira, 25 de junho de 2009

A CRISE

"A crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progresso.
A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura.`
É na crise que nascem as intervenções, os descobrimentos e as grandes estratégias.
Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar "superado"..."
ALBERT EINSTEN

quarta-feira, 10 de junho de 2009

ELEIÇÕES EUROPEIAS


No domingo passado, 7 de Junho, Portugal foi a votos, ou melhor, 36,5% dos eleitores foram ás urnas exercer um direito democratico.
Não deixa de ser preocupante este número.
Também não é fácil encontrar formas de diminuir estes número que, eleições após eleições, não diminuem. A culpa é só do politicos?! Será que os cidadãos tmabém só se sabem lamentar, esquecendo-se da importância de participar activamente no democracia!
Devemos, todos, reflectir sobre este problema.
Ouvimos, todos os dias, pessoas a fazerem queixa dos politicos, das politicas, da democracia... Todo está mal... Mas depois, quando são chamados a participar na evolução da democracia, a grande maioria vira as costas, com um argumento sínico: " isto é para os politicos resolverem, não é nada comigo". Chama-se a isto "sacudir a água do capote!" ou falta de inteligência, é sempre mais fácil dizer mal, do que envolver-se na resolução dos problemas... Nós, portugueses, somos peritos em criticar e dizer mal das nossas coisas, esquecemos, com frequência, das coisas boas que ainda existem por cá.
Outro problema, que pode levar á abstenção, são as fracas campanhas eleitorais. Esta foi um bom exemplo disso. Discutiu-se a Europa?! NÃO... Discutiu-se a crise e que a culpa é do Governo. Fosse este Governo o culpado pela crise mundial que vivemos... Enfim, é a nossa mentalidade.
Muito tinta se gasta a encontrar soluções para este "grave" problema da nossa sociedade.
Vamos, de uma vez por todas, encontrar soluções para que Portugal seja um país verdadeiramente DEMOCRÁTICO.
Eu vou contribuir para isso..
Quantos aos resultados, uma analise fica para breve...

sábado, 2 de maio de 2009

Revolução do Cravos



No almoço de comemoração do 25 de Abril em Sabrosa, tive oportunidade de entender o estado da nossa Democracia.

Não foi dificil perceber que algo vai mal. Os próprios Capitães de Abril têm essa noção, de que os 3 propósitos da Revolução do Cravos-Democracia, Descolonizar e Desenvolver-estão longe de estar cumpridos. A Descolonização , essa foi feita rapidamente, a Democracia foi instalada, com o objectivo de obter o desejável Desenvolvimento.

Mas para que tal aconteça, é preciso que as pessoas (compreenda-se POLITICOS), sejam sérios e, sobretudo, responsáveis!

A Democracia não se tem desenvolvido, devidamente, devido à falta de responsabilidade das entidades politicas.

A obcessão pelo poder de determinados individuos pelo poder, ultrapassando por vezes os limites minimos de ética politica e pessoal, faz com que a nossa democracia não tenha tido o êxito que os Capitães de Abril sonharam!

As escolha de candidatos às eleições são, quase sempre, processos delicados. No últimos anos, em Sabrosa, o PS tem tido dificuldades em ultrapassar estes processos. Isto, porque os militantes e simpatizantes do candidato perdedor da escolha interna, procuram arranjar uma alternativa em de, como seria normal, apoiar o candidato democraticamente eleito internamente. Aconteceu isto em 2005 e, talvez, vá acontecer em 2009.

A questão de haver pessoas inteligentes, com projectos crediveis e executáveis fica, quase sempre, para segundo plano. O mais importante é ser um artista que possa ou consiga ganhar eleições, porque o mais importante é ganhar!

Os Projectos, os planos, o saber liderar, o saber executar, não tem importância aquando a escolha do respectivo candidato.

O concelho de Sabrosa vai ter que saber decidir o que será melhor para os próximos 4 anos. Uma escolha importante para todos nós.

O concelho de Sabrosa terá que saber escolher entre um candidato que sabe o que quer para o concelho, e outro que quer saber o que é que o concelho tem para lhe dar...

A Democracia anda assim... A Revolução dos Cravos foi importante, mas não chegou para instalar a RESPONSABILIDADE nas pessoas!

terça-feira, 31 de março de 2009



Covas do Douro, terra de encanto do Douro...

Que Futuro para Covas do Douro

Penso muitas vezes nisto. Que futuro pode ter uma sede de freguesia que todos os anos perde jovens, casais que procuram melhorar a sua qualidade de vida e vê partir os mais idosos para casa de Deus. O êxodo rural é uma realidade.
Mas o que se pode fazer para melhorar esta realidade.
Bom, todo o que se fizer será sempre pouco, tendo em conta a falta de oportunidades para empregar pessoas na freguesia.
O futuro passa por melhorar a qualidade de vida dos que aqui habitam. Para isso, será fundamental abrir o Centro de Dia e prestar serviços domiciliários aqueles que não podem deslocar-se ao Centro de Dia. Depois disto, o futuro passará por criar condições para que, aqueles "filhos da terra" que migraram, possam ao fim-de-semana ou nas férias poderem desfrutar do ar puro, da beleza e do encanto de Covas do Douro.
O quê?!
Talvez uma boa Associação Cultural e Recreativa, realizar jogos desportivos entre a população, aproveitar infra-estruturas para criar actividades recreativas, uma piscina pública para o Verão, melhores vias de comunicação, colocar Covas do Douro no rota do turismo do vinho do Porto, explorar a vertente do enoturismo e, candidatar a freguesia ao projecto de Aldeias Vinhateiras.
Outras coisas mais se podem fazer, concerteza que sim.
Mas se se fizer estas, já seria benéfico para todos... Não tenho dúvidas disso.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Organização da Festa de Covas do Douro (Agosto 2009)

Ouvi, hoje, que estão a preparar uma festa para o mês de Agosto. Óptimo. Porreiro. Excelente...
Depois de uma pequena analise, lembrei-me que este ano é, ano de eleições autárquicas! Deu-me vontade de rir... Lembrei-me do S.João do ano de 2005. Foi uma festa do padroeiro de Covas do Douro, mas que parecia uma festa de apresentação da Candidatura Independente à Câmara Municipal de Sabrosa. Sim, a aldeia foi invadida, nessa festa, por pessoas da lista Independente. Foi uma verdadeira festa comício. A verdade que essa lista ganhou as eleições!
Não me passa pela cabeça assistir, novamente, a uma festa de apresentação de candidatos ás autarquias. Mas desconfio...
Louvo, como sempre o fiz, as pessoas que organizam eventos na nossa terra.
Longe vai o tempo em que organizei essas festas. Muitas horas sem dormir, horas sem comer, horas sem estar com a familia. Dores de cabeça. Cansei-me de rumar contra a maré. Mas nunca disse um NÃO, quando me pediram ajuda. Devemos estar sempre disponiveis para promover a nossa terra.
Mas esta Festa de Agosto, dá que pensar. Não pela realização, mas sim pela composição da equipa de trabalho.
Fico, ansiosamente, à espera dos organizadores dessa festa. Espero não me enganar sobre os potenciais candidatos a essa organização. Serão individuos que vão ser candidatos à Junta?! Secalhar...

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Covas do Douro, a sua historia


Covas do Douro, a freguesia…

Freguesia do concelho de Sabrosa, distrito e diocese de Vila Real. Tem como orago o S. João Baptista.
Situada na margem sul a 20 Km da sede do concelho, a freguesia de Covas do Douro compreende os lugares de: Chanceleiros, Pesinho, Poça, Ferrão e Donelo.
Na sua área existem notáveis vestígios arqueológicos de um primitivo povoamento remotíssimo. Segundo a informação do Pároco, em 1758, “… há aqui um sítio que chamam Penedo do Sino, por nele terem um, antiquíssimo; outro sítio mais vizinho que chamam de Castelos ou Torre, porque nele se vêem ainda vestígios de dois; e nas circunvizinhanças se têm descoberto em escavações, numerosas moedas de metal (cobre e prata) dos imperadores Adriano e Justiniano.”
Administrativamente, pertencia em 1839 ao concelho de Vila Real, em 1852, ao de Provezende (extinto em 31/12/1953) – data em que foi integrada no de Sabrosa.

A freguesia de Covas do Douro pertenceu à 1ª regimentaria militar pelo decreto n.º 12:161 de 21 de Agosto de 1926, na qual transitou do 13ª distrito com sede em Vila Real, passando, pelo decreto 16:407 de 19 de Janeiro de 1929 a fazer parte do 9º distrito com sede em Lamego.
O decreto n.º 21:342 de 9 de Junho de 1932 fixou que o concelho de Sabrosa pertencesse ao distrito n.º 13 com sede em Vila Real.
A antiga Freguesia de S. João Baptista de Covas do Douro, antes das criações das regiões militares pertenceu, então, à 6ª divisão e ao 13º distrito com sede em Vila Real. Era Reitoria da apresentação da Casa do Infantado, instituição criada por D. João IV, que tinha como objectivo evitar que os filhos de segunda não dependessem dos primogénitos, pelo que garantia àqueles o domínio de determinados bens.


“ Comarca e termo de Vila Real, é da Casa do Infantado, tem cento e quarenta fogos, e assento em um vale. O pároco é reitor, da apresentação do senhor D. Pedro, rende duzentos mil reis. Passa por aqui o Rio Douro.” P. Cardoso

Pinho Leal diz: “ há aqui duas minas de chumbo, ambas do Sr. Ladislau Zarzechi, uma no vale da Macieira, e outra no sítio d’Água Alta. Obteve os direitos de descobridor em Novembro de 1871.”
Quintas que pertencem ou já pertenceram:
Água d’Alto, Bateiras, Boa Vista, Cachuxa, Espinhel, Formigosa,Gontelho, Laranjeira, Mantelinha, Moura, Oliveirinha, Pomar, Porto, Quinta Nova, S. Fins, Serra, Sopas, Travanca, Ujó, Vale de Figueiras, Veiga e Vista Alegre.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

As aventuras...

Aventureiro...
Acho que é uma palavra que define um pouco a minha pessoa. Sempre gostei de aventuras, de desafios, de projectos novos, de fazer aquilo que outros nunca acreditavam ser possível... Mas ainda tenho aventuras para fazer. A própria vida é uma aventura.
Uma das coisas que sempre gostei da minha terra, Covas do Douro, era a união do jovens. Lembro-me dos tempos em que organizavamos os famosos piqueniques, na qual os rapazes tratavam das bebidas e do transportes e, as raparigas da comida. Eram domingos sempre passados em clima de alegria e de enorme convivio. Existe uma pessoa que, infelizmente, já não se encontra entre nós. O saudoso Padre Fernandes. Um Homem humilde, amorável e com um carisma acima da média. Ainda me lembro, estarmos no monte de S.Leonardo de Galafura, quando o Pa. Fernades apareceu com o "tachinho" de arroz para comermos. Apesar da idade, tinha um espirito jovem, e via-se nos olhos dele a alegria de estar connosco. Deixou saudades. Com a formação do Grupo de Jovens de Covas do Douro, as actividades recreativas e culturais foram inúmeras. Desde peças de teatro aos jogos populares, Covas do Douro viveu dias que jamais serão esquecidos. A dinâmica da juventude era enorme.
Uns casaram, outros partiram... O Grupo de Jovens diluiu-se!
Formou-se mais tarde a ACR (Acção Católica Rural) em que o nosso coordenador era o Eurico Machado que, dentro das suas possibilidades, lá ia desafiando a malta para diversas actividades e encontros religioso. Houve um desafio que mexeu com todos os membros do grupo. Fazer teatro no Largo da Fontinha-Covas do Douro, 5 de Agosto de 2005. Em cima do palco, previamente montado e decorado, fiz a apresentação do espectáculo, em que a freguesia de Covas saiu à rua e aplaudiu, cheia de entusiasmo, o trabalho dos jovens actores. Tirando um senhor emigrante que não gostou muito de uma música cantanda por mim, toda a gente enalteceu o trabalho realizado pela ACR de Covas do Douro. Fizemos outros espectáculos ao ar livre, mas aquele foi o 1º... Um enorme desafio...
Desde de muito cedo tive este espírito de organizar, de fazer, de orientar projectos e ideias. Talvez por ver o meu irmão, Mário, e os amigos dele a organizar festas. Depois, tive um professor na escola primária que me incutiu, também, esse espírito, sempre em prol das pessoas. O professor Luis Pereira Pinto, é uma referência para mim.
Com apenas 11 anos, assinar um contrato (como é que isto foi possível não sei!), com o Agrupamento Musical Diapasão, grupo de música na ribalta em 1989.
Durante o tempo que estudei na Escola Agrícola do Rodo, também, estive sempre ligado á Associação de Estudantes.
Com entrada no Ensino Superior, com apenas 20 anos, convidaram-me para fazer parte de uma lista à Associação Académica da UTAD. Foi um colega de curso, o famoso Manuel de Oliveira, um dinamizador nato, do jornal da Academia. Ganhamos! Foi uma mudança radical na Associação. Foi no ano lectivo de 1999/2000. Um mandato muito bom em termos de trabalho, mas que quase acabava mal. No ano seguinte, fui convidado para ser Secretario da Direcção e Coordenador da Politica Educativa. Um ano de trabalho duro e penoso. Só eu e o meu grande amigo, Rui Monteiro, sabemos o que passamos para que a Associação fosse um pólo dinamizador da Academia.
Em meados de 2001, fui convidado para fazer parte da Secção de Futebol da AAUTAD. Aceitei o convite. A equipa de futsal tinha acabado de subir à 1ª divisão nacional. Foram quase 4 anos como director de uma equipa que era o orgulho da Universidade e da Cidade de Vila Real. Um projecto interrompido, por individuos que tinham receio de que a Secção de Futebol tivesse mais protagonismo do que a própria Direcção da Associação. (um dia voltarei a falar sobre o assunto).
Para além de tudo isto, sempre houve e há (apesar de estar em dormência forçada por mim) o bichinho pela política.
Nunca fui feliz em termos politicos! 2 eleições=2 derrotas! Sim, perdi. Como Coordenador da Juventude Socialista de Sabrosa, nunca consegui que o candidato do PS ganha-se as eleições.
Foram 2 derrotas duras de digerir.
Hoje, talvez, fizesse coisa de outra forma. A formação da JS em Sabrosa foi um processo dificil, num concelho, tendencialmente, PSD.
Ouvi, muitas vezes, filhos de Presidentes da Junta do PS, que não queriam ser militantes da JS porque a Câmara era do PSD " e sabes como é..." Eu sei. Sei que são pessoas que andam à procura de uma oportunidade.
Em Covas, também, não fui feliz. Por 2 vezes que fui convidado para Presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia, obtive 2 derrotas. Mas, acho que fiz um bom trabalho na Assembleia como Deputado. Grande parte desse trabalho de oposição, realizado sozinho, já que os outros 2 Deputados não compareciam ás sessões!
Aventuras... em 30 anos, já tive algumas aventuras... Boas e más, não deixam de ser aventuras...

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Covas do Douro...

Aqui vão ficar umas breves reflexões sobre a minha região, o Douro.
Como é óbvio, a minha terra, Covas do Douro, terá um destaque especial.
Freguesia localizada na margem do sul do Concelho de Sabrosa, tem como lugares:Covas do Douro, Donelo, Chanceleiros, Pesinho, Poça e Ferrão. Com uma área de 196 ha, onde predomina a cultura da vinha, da qual se produz um dos mais famosos vinhos do mundo: o vinho do Porto. A freguesia não terá mais de 1000 habitantes, sendo que muitos deles trabalham fora da freguesia, regressando a esta no final do dia ou, mesmo, no final da semana. Costumes e tradições foram-se perdendo ao longo do tempo. Covas do Douro foi rica em cultura e desporto. Teve uma Banda de Música, um Rancho Folclórico, Grupo de Teatro, equipa de futebol 11... Infelizmente, o êxodo rural atingiu a freguesia, fazendo com que hoje não exista massa humana para todas aquelas agremiações. A aposta na produção de vinhos generosos e de mesa com qualidade e no turismo rural será, porventura, o caminho para o desenvolvimento de toda a freguesia. Encontrar pessoas empreendedoras e apoiar os empresários já existentes, de forma a criar condições sócio-económicas para a freguesia, tendo por objectivo a fixação das pessoas. Será um trabalho duro, mas ao mesmo tempo ambicioso. Esperamos ter políticos e entidades à altura. Covas precisa, o Douro também.